O futebol é o esporte mais popular do Brasil. Não há um brasileiro sequer, de rico a pobre, homem ou mulher, que não tenha arriscado chutar uma bolinha.

Historicamente o futebol chegou ao país em 1894, mas não tinha exatamente o formato que tem hoje e muito menos o glamour. As regras foram se adequando, os admiradores se apaixonando e a valorização do esporte cresceu estrondosamente.

Hoje toda escola brasileira possui entre suas atividades extracurriculares o futebol e o esporte é paixão nacional de crianças e adultos.

Essa paixão é estimulada por três motivos muito importantes, é um esporte barato, ensinado geralmente de pai para filho e que tem destacado vários brasileiros mundialmente.

Barato

Em um país em que a maioria da população é pobre, o futebol, que é um esporte que não exige muitos recursos, é sempre visto com bons olhos.

Uma bola, um campinho, dois objetos para demarcar os gols de cada lado e pronto, ali já está montado um local de diversão. Logo os jogadores começam a aparecer e normalmente tem até os candidatos a reservas e os jogadores da partida seguinte que já ficam aguardando. 

Durante a partida tem de tudo, é uma mistura de reações e sentimentos. Tem gritos, xingamentos, brigas, comemorações, abraços, beijos, danças de comemoração, vale tudo. No final todos se entendem e a diversão é garantida sem gastar muito.

Cultural

Um dos primeiros presentes que as crianças ganham é uma bola e uma camisa do time pelo qual os pais torcem. Todo pai brasileiro tem orgulho quando seu filho torce pelo mesmo time que ele.

Seja no estádio ou no sofá de casa, acompanhar uma partida de futebol com a família é sempre um momento de diversão e interação.

O futebol traz autoconfiança ao brasileiro, acreditam que são importantes para o jogo, mesmo que como telespectadores. Quem nunca foi acusado de ser pé frio ou pé quente? Acreditam que a presença, um amuleto ou um cruzar de dedos pode mudar a decisão daquela partida e passam isso de geração em geração. 

Bom desempenho mundialmente

Os jogadores brasileiros são famosos mundialmente por suas habilidades no futebol e muitos estão entre os mais bem pagos nos melhores clubes do planeta.

O desempenho do Brasil sempre foi notável e é o único país a vencer cinco Copas do Mundo.

O rei do futebol, Pelé, e a jogadora que já fez mais gols na história do futebol, Marta Vieira da Silva, são brasileiros. Muitos outros jogadores brasileiros também se destacam mundialmente, como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Neymar, Formiga e tantos outros. Com uma equipe dessa fica difícil não ser apaixonado pelo futebol.